16,9 mil milhões de dólares para Business Intelligence e Analytics

Data Quality

Gartner prevê que o mercado global cresça, este ano, 5%.

Há cada vez mais organizações interessadas em Business Intelligence e Annalytics. E a prova desta tendência foi confirmada pelo último relatório da Gartner. Este prevê um crescimento global das duas áreas a rondar os 5,5%, atingindo a fasquia dos 16,9 mil milhões de dólares.

Ambas as tecnologias beneficiam do facto de estarem, segundo a Gartner, na fase final de transição de ferramentas baseadas em relatórios para abordagem dominada pelos negócios e análises self-service. Isto fez com que o Business Intelligence e o Analytics aparecessem como a resposta adequada para responder aos novos requisitos organizacionais, nomeadamente em termos de acessibilidade, agilidade e maior profundidade do conhecimento analítico.

Por outro lado, assiste-se a uma democratização das analíticas. Estas são, cada vez mais, consideradas como um activo estratégico e uma forma de obter vantagem competitiva (e diferenciadora) face à concorrência.

Já no Business Intelligence a Gartner aponta a evolução entre a actual plataforma e a “tradicional”. A grande diferença assenta na quantidade de modelagem inicial exigida, assim como os conhecimentos técnicos exigidos, para se conseguir criar conteúdos analíticos.

A criação de conteúdo por meio de plataformas de reporte centralizadas em TI começa com a consolidação e modelagem dos dados. Já a plataforma moderna de BI e Analytics suporta o desenvolvimento de conteúdos analíticos.

 

Deixar uma resposta