4 Mitos que os CIO precisam de entender sobre Big Data

CIO

O Big Data está a mudar o papel dos CIO. De acordo com um estudo recente da IDC existe uma desconexão permanente entre as Tecnologias de Informação (TI) e as linhas de negócio em matéria de análise. Enquanto as TI, se vêem a contribuir para o desenvolvimento, coordenação e implementação de estratégias de análise, os gestores empresariais são mais propensos a ver as TI como um obstáculo.

Mas a natureza do analista está em franca mudança, o que apresenta a possibilidade de o diretor de informática desempenhar um papel único.

Neste estudo a IDC revela algumas duras verdades, porém, as mesmas devem ser entendidas antes como uma oportunidade. O consistiu na entrevista de 578 gestores de linhas de negócio e gestores de análise, com o intuito de examinarem o papel que o CIO e o grupo de Tecnologias de informação (TI) desempenham no apoio a programas de análise.

Mito Nº1:
TI controla todos os dados de informação.

Entendimento da IDC: análise é “encontrar uma casa”, mas não nas Tecnologias de Informação (TI).
O CIO não detem o monopólio sobre todas as coisas da “informação”. Em vez disso, as organizações de análise são cada vez mais, lideradas por papéis de liderança que estão separados das TI. Mas o CIO pode – e deve – desempenhar um papel. Os melhores resultados analíticos do projeto são obtidos por organizações que têm uma estratégia mais alargada em toda a empresa.

Os melhores resultados analíticos obtêm-se com uma estratégia alargada a toda a organização! Click To Tweet

Na pesquisa, a IDC perguntou: “Quem na sua organização decide quais os projetos em análise que irão receber financiamento?” Apenas 15% disseram que as TI tomam essas decisões sozinhas. Para 40%, o negócio decide-se por si próprio. E 43% disseram que as TI e o negócio trabalham em conjunto para tomar decisões de compra.

Que papéis deveriam desempenhar as TI?

  • Apoiar a criação de projetos analíticos e trabalhar em estreita colaboração com os grupos de análise.
  • Ajudar a definir os componentes de uma estratégia analítica em toda a organização.
  • Assumir um papel activo no desenvolvimento da estratégia de análise da sua empresa.

 Mito Nº2:
A tecnologia representa o maior desafio

Entendimento da IDC: Os maiores obstáculos são a mentalidade e cultura organizacional.

O que é mais importante para a análise do que as tecnologias certas? Mentalidade e cultura, de acordo com os inquiridos. Muitas organizações deslocam-se para analisar as respostas dos factores desencadeadores, mas as organizações de sucesso têm uma abordagem mais forte, centralizada e proactiva.

Que papéis deveriam desempenhar as TI?

  • Serem um centro coordenador para compartilhar e divulgar as práticas mais adequadas.
  • Usar uma estratégia de influência.
  • Ativamente incentivar a tomada de decisões orientada por dados.

Mito Nº3:
Todos entendem o valor da análise de negócios

Entendimento do IDC: As empresas têm dificuldade em avaliar a analíticas.

Sem dúvida, a maioria das organizações compreendem qual o valor que a avaliação analítica representa para o negócio. De fato, 95% dos entrevistados reconhecem os benefícios que a mesma teve nos negócios. Mas poucas organizações podem quantificar esses benefícios. A maioria não tem a disciplina e métodos para realizar pré e pós-projetos de avaliações.

Que papéis deveriam desempenhar as TI?

  • Desenvolver competências mais consultivas.
  • Ajudar os líderes empresariais a analisar e avaliar os resultados.
  • Informar os clientes sobre histórias de análise de sucesso.

Mito Nº4:
Não se consegue uma análise correta sem TI

Entendimento do IDC: As TI são parte do problema, não da solução.

Há desconexões entre TI e as linhas de negócios sobre a utilidade das TI com os projetos em análise. Isto implica uma falta de comunicação e diferentes interpretações do que deve ser incluído em uma estratégia de análise. Para atingir os seus objetivos, as equipes de negócios voltaram-se para as “TI Sombra” dedicadas à análise. Estes silos são um enorme desafio no fornecimento de uma versão única da verdade.

Que papel devem desempenhar as TI ?

  • Concentrar-se em fornecer uma versão única da verdade.
  • Auxiliar nas etapas do ciclo de vida de gestão de informações de análise: na integração de dados, na gestão de dados, na qualidade e segurança de dados.
  • Fornecer uma plataforma de análise a nível mundial, que detecte quando se afastar.

Linha de base

O Big Data pode ajudar os CIO a ganhar relevância junto dos líderes empresariais, mas as TI devem estar dispostas a efetuar parcerias com a empresa para aumentar a sua importância como integradores de dados. Siga as recomendações contidas neste artigo, e as TI assegurarão um papel de liderança na tomada de decisão da organização que seguirá as suas recomendações e optará por um caminho mais analítico.

4 Mitos que os #CIO precisam de entender sobre #BigData via #BlogBApt Click To Tweet

Deixar uma resposta