5 Benefícios da implementação de sistemas de Business Analytics

Atualmente, os dados são um dos ativos mais importantes das organizações. As organizações reúnem diferentes tipos de dados que são posteriormente processados e analisados para uma melhor compreensão da evolução das necessidades dos seus clientes. Os termos Business Analytics e Business Intelligence  fazem parte da solução que ajuda as organizações a tomarem decisões baseadas nos dados que recolhem, fornecendo análises simplificadas e visuais que, de outra forma, seriam extremamente difíceis de compreender.

O termo Business Intelligence diz respeito à estratégia definida pelas organizações para utilizar os seus dados e melhorar a sua gestão e operações. Por outro lado, o termo Business Analytics refere-se a técnicas e processos qualitativos e quantitativos usados para ajudar as organizações a planear e a influenciar os resultados futuros com base em padrões e dados históricos. Estas técnicas utilizam os dados que as organizações recolhem para identificar e analisar dados comportamentais e padrões de acordo com as suas necessidades.

Benefícios da implementação de sistemas de Business Analytics

Embora as ferramentas de Business Intelligence, como as soluções de relatórios corporativos e de self-service, tenham um lugar imprescindível nas organizações, estas não possuem capacidade de aplicação de modelos matemáticos complexos e de inteligência artificial para, por exemplo, segmentação e previsão.

Assim sendo, a implementação de um sistema de Business Analytics apresenta os seguintes benefícios:

  • Segmentação de dados: a segmentação dos dados tem como objetivo dividir os clientes em grupos de acordo com o seu grau de semelhança nos diferentes atributos que os caracterizam. Desta forma, a organização poderá adaptar e direcionar o seu marketing com maior precisão a necessidades e interesses individuais de cada grupo de clientes, além de identificar e avaliar os grupos mais lucrativos;
  • Identificação de tendências: um dos principais objetivos de Business Analytics é a determinação de padrões em grandes volumes de dados. Estes padrões são a base para a identificação das tendências do mercado. Uma vez identificadas, essas tendências podem ser a chave para obter uma vantagem competitiva ao introduzir novos produtos e serviços de acordo com as necessidades e satisfação dos clientes;
  • Análise da satisfação dos clientes: as ferramentas de Business Analytics incluem algoritmos de análise de sentimento (são algoritmos para processamento de linguagem natural e que permitem reconhecer palavras-chave e classificar o seu status emocional), capacitando assim a organização de acompanhar o feedback dos seus clientes e melhorar a sua presença online;
  • Decisões fundamentadas, validadas e com menor risco: permite que os gestores tomem as suas decisões baseadas em dados concretos e fidedignos, através do acompanhamento de métricas de desempenho. As ferramentas de Business Analytics têm também o propósito de capacitar os gestores de testarem diferentes opções, introduzindo fatores variáveis nos seus modelos de dados e permitindo a avaliação de diferentes cenários;
  • Redução de custos organizacionais: as soluções de Business Analytics ajudam a obter informações sobre os diferentes departamentos e processos da organização, permitindo que os gestores possam desenvolver estratégias que promovem ambientes de trabalho mais ágeis, reduzindo custos organizacionais.

A quantidade de dados produzidos no mundo aumenta de dia para dia. Com a implementação de sistemas de Business Analytics, as organizações poderão tirar maior proveito dos seus dados e tomar decisões fundamentadas em tempo útil a partir de informação complexa.

A aplicação de métodos de inteligência artificial permite, entre outras possibilidades, criar grupos com interesses comuns, identificar as tendências do mercado, conhecer a imagem que os clientes têm da organização, elaborar e analisar diversos cenários e reduzir os custos operacionais.

Luísa Canelas
BI Pre-Sales @GSTEP

 

 

Deixar uma resposta