Como as analíticas estão a mudar o mundo

analíticasAproveite o Verão e o tempo de férias para ler e aprender. No ebook “Innovation driven by strategy” pode encontrar exemplos de como as analíticas, associadas a uma boa dose de criatividade e inovação estão a mudar o mundo que conhecemos.

Uma leitura leve, mas onde é possível, em apenas 22 páginas, conhecer seis casos práticos onde as novas tecnologias e a análise de texto proporcionam mais produtividade, maior qualidade de vida e novos negócios.

Sabia que a análise de dados pode ser utilizada em todos os aspectos do nosso quotidiano? Desde a pesquisa sobre o sol à análise da rede, como forma de prevenir casos de cibersegurança. Sim, porque nos últimos cinco anos verificou-se uma inversão no combate a este fenómeno. As autoridades agora investem em medidas preventivas e de monitorização em detrimento de acções reactivas (que continuam a existir e sempre existirão) a um determinado evento.

E para quem gosta de estar a par do futuro não pode perder o capítulo sobre machine learning. Lá pode encontrar a explicação saber a sua evolução, quem a utiliza, as suas vantagens e as diferenças face a outras tecnologias.

Mas há mais pontos onde a utilização da análise de dados pode trazer um impacto surpreendente. A pesquisa médica, é um bom exemplo. A rastreabilidade dos dados referentes à propagação de uma doença é uma ferramenta essencial aos investigadores que procuram uma cura. O vírus Zika, que afectou milhares de pessoas, com especial incidência no Brasil, e com graves consequências para as crianças nascidas de mães infectadas, é um dos casos analisados.

E convém não esquecer algo que está a ganhar terreno no mercado: a Internet das Coisas (IoT). Os milhões de dispositivos conectados com a internet e que estão aptos a transmitir dados podem e vão ser usados para proporcionar soluções/serviços personalizados. Mas, para que isso aconteça há que ter por detrás todo um conjunto de ferramentas. Nomeadamente de big data e de análise de dados. De outra forma será apenas um desperdício.

Numa vertente mais pessoal… gostaria de ter o seu cientista de dados pessoal? Um assistente que conseguisse responder às suas dúvidas e resolver os seus problemas? A Siri, disponibilizada em equipamentos Apple, é um bom exemplo do que o futuro nos pode trazer. Uma ferramenta que tem como objectivo auxiliar o utilizador e que tem a capacidade de aprender com a utilização e analisar os dados de forma a disponibilizar a melhor resposta.

O futuro está já aqui (ou quase). E parece muito excitante. Descubra mais no ebook. Pode descarrega-lo gratuitamente AQUI.

Deixar uma resposta