As analíticas na NBA

Anthony Perez, VP Business Strategy, Orlando Magic

Anthony Perez, VP Business Strategy, Orlando Magic

Sabia que por detrás de um jogo de NBA há todo um trabalho analítico de estratégia? Delinear uma equipa e o esquema de jogo é muito mais do que simplesmente escolher o jogador A, B ou C. É necessário analisar o seu desempenho anterior, o seu estado físico, comparar com os dados dos opositores… E depois… há as receitas. Uma equipa não sobrevive sem receitas. Principalmente se quiser contratar os melhores jogadores do mercado.

Anthony Perez é a pessoa ideal para falar sobre esse tema. Afinal é o VP Business Strategy, dos Orlando Magic. A equipa usa ferramentas analíticas pata estudar a bilheteira (para definir os melhores preços para os melhores lugares), para prever o número de lugares cativos em risco (e a forma como os recuperar) assim como para analisar as vendas de merchandising e de concessão.

Mas a utilização das ferramentas analíticas vai ainda mais longe. Chega a ser utilizada pelo treinador na elaboração da estratégia e na constituição da equipa.

No dia 7 de Outubro Anthony Perez estará em Portugal, no SAS Fórum, para falar sobre os Orlando Magic e o impacto que a utilização das analíticas tiveram no desempenho, desportivo e financeiro, da equipa.

Mais informação em: SAS Fórum 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *