BI no Montepio

MontepioA Banca hoje enfrenta um duplo desafio: vencer num mercado global onde se concorre com instituições de todo o mundo e cumprir as directivas europeias, tais como a Basileia II. Foi nesse cenário que o Montepio sentiu a necessidade de evoluir. Após uma análise a instituição verificou que necessitava de uma ajuda extra para conseguir trabalhar a informação obtida e dar uma resposta transversal e consolidada.

A solução foi a de se criar uma área focada em Business Intelligence, com o objectivo de trabalhar toda a informação necessária para as atividades das diferentes áreas de negócio, num contexto de oportunidade, conteúdo e forma adequado a cada área. Basicamente o pretendido era o de conseguir trabalhar a informação recolhida de forma a, por um lado dar uma resposta/mensagem consistente em todas as áreas de negócio do Montepio e simultaneamente identificar oportunidades de negócio.

Em termos de software o Montepio optou por recorrer ao SAS Enterprise Business Intelligence combinado com o  SAS Banking Analytics Architecture. Desta forma não só (agora) obtém uma visão integrada dos seus dados, o que lhe permite tomar decisões estratégicas, no momento certo, como desenvolver soluções analíticas, baseadas em conceitos de negócio. Dito de outra forma. O Montepio, com esta decisão, fez um dois em um. Por um lado melhorou, a nível interno, as suas técnicas de análise e avaliação de risco e, simultaneamente, agora pode reunir, armazenar e analisar a informação numa perspetiva de exploração livre (Ad-hoc) do utilizador. Sendo que isto foi acompanhado pela implementação de novos padrões e estruturas de trabalho, de forma a aproveitar todo o potencial disponibilizado pelas novas soluções.

Pedro Fernandes, Coordenador do Núcleo de Informação de Gestão do Montepio

Pedro Fernandes
Coordenador do Núcleo de Informação de Gestão do Montepio

O resultado final foi o acesso a informação útil que permite que a instituição cresça, tome decisões atempadamente e incremente a gestão do relacionamento com os seus clientes. Isto porque o Montepio (e as suas várias áreas de negócio) ganharam autonomia e passaram a aceder a todo um conjunto de informação consolidada. Como refere Pedro Fernandes, Coordenador do Núcleo de Informação de Gestão do Montepio, “a qualidade da informação melhorou consideravelmente, passando a ser mais consistente e mais sincronizada”.

As soluções analíticas auferidas pelo SAS Banking Analytics Architecture. “São soluções que não se baseiam só em informação. Permitem ‘embeber’ funções analíticas nos processos de negócio das áreas, em alguns casos de forma autónoma pelo próprio utilizador” acrescenta Pedro Fernandes.

Benefícios Indentificados:

  • Maior autonomia interna e graus de liberdade;
  • Capacidade de visualização, análise e exploração da informação;
  • Visão completa e integrada de todos os dados;
  • Maior qualidade da informação;
  • Maior produtividade.

 

Se desejar ler a história completa do caso de estudo do Montepio, ela está online aqui.

Deixar uma resposta