Business Analytics fideliza clientes de gelados

GeladosO Verão está quase a acabar mas é sempre tempo de comer um belo gelado ou gelados. Com a garantia de proporcionar uma excelente experiência. Que signifique o retorno do consumidor e fidelize o cliente.

E este é o busílis da questão. Fidelizar os clientes. Algo que nem sempre é fácil. A Oberweis Dairy  optou por utilizar ferramentas que lhe permitem criar uma relação de empatia continua com os seus consumidores.

Quando o negócio assenta na venda de gelados tradicionais nem sempre é fácil compreender o cliente ao ponto de criar fidelização. Nomeadamente se estes utilizam diferentes canais de compra.

De que forma o marketing consegue aliciar e conquistar os consumidores se não tem informação sobre os mesmos, ou não a consegue analisar? Esta é uma área crítica para qualquer empresa e mais ainda se tem como objectivo a expansão.

A solução da Oberweis Dairy passou por implementar diversas soluções SAS, nomeadamente o Business Analytics, Text Miner, Visual Data Discovery e SAS para PME. O resultado final não poderia ter sido melhor. O que antes consumia 20 horas por semana agora é feito de forma automática.

Mas voltemos um pouco atrás para perceber melhor a dimensão do negócio da Oberweis Dairy e os seus desafios. A empresa tem 48 lojas onde vende gelados artesanais, leite e outros produtos perecíveis, a que se junta uma rede, em seis estados, de entrega ao domicílio. Além disso vende também para redes locais e nacionais de supermercados. Com a diversificação de canais tornou-se essencial compreender os mesmos e o perfil dos consumidores de forma a criar campanhas de cross e up-sell, sem canalizar os canais de venda existentes.

Recolher dados, categorizá-los, definir prioridades e analisá-los era então essencial para a estratégia de expansão da Oberweis Dairy. A combinação das ferramentas seleccionadas permite que a empresa agora consiga recolher, diariamente, os dados, cruzá-los com os dos cartões de fidelização e definir os melhores “alvos” para as campanhas de entrega ao domicílio.

Mas esta não foi a única mudança. O grande receio de canibalização de vendas revelou-se infundado. Os dados revelaram que as campanhas efectuadas em redes de supermercado na verdade trazem novos clientes à marca. Por outro lado o sistema agora consegue rapidamente detectar e corrigir eventuais casos de fraude (no retorno das garrafas de leite vazias), assim como identificar (e solucionar) melhoramentos processuais através da análise das reclamações dos clientes. Sem esquecer a poupança de tempo. A criação de relatórios que anteriormente demorava pelo menos 20 horas semanais agora é feita de forma automática.

Com isto a Oberweis Dairy acredita que agora tem todas as condições para se formar uma “grande” empresa.

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