Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa: Visualizar para prestar um melhor serviço.

HealthCareTer uma visão agregadora é importante para qualquer negócio. Mas mais ainda quando a entidade actua na área da saúde. E principalmente se resulta da integração das estruturas dos Hospitais Miguel Bombarda e Júlio de Matos. É o que acontece com o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL). A entidade deparou-se com uma situação em que necessitava de conseguir ver e explorar os dados, de forma simples, rápida e acessível, de forma a, não só poder agilizar os processos internos (e realizar relatórios), como prestar um melhor serviço aos seus utentes.

Só para se ter uma ideia, a entidade tem a seu cargo, como refere Luís Salavisa, director de IT do CHPL, cerca de 870 mil utentes. Cujos dados era necessário armazenar, trabalhar e visualizar.

A solução encontrada passou pela implementação do SAS Visual Analytics. Uma solução que permite agregar e assegurar a qualidade dos dados, garantir a fiabilidade da informação e a possibilidade de levar a cabo cruzamento de dados e de realizar previsões. Aliás, segundo Luís Salavisa o CHPL já consegue fazer previsões de consultas até 2020.

Apesar de os resultados já serem muito animadores a entidade reconhece que ainda não explora a solução a 100%. No futuro o objectivo é o de que médicos e enfermeiros tenham acesso à informação mais adequada à sua função.

A importância deste projecto vai ser demonstrada pelo Eng. Luís Salavisa no dia 10 de Novembro no SAS Fórum Portugal 2015.

Deixar uma resposta