Descodificar a Inteligência Artificial

AIO novo livro de Pedro Domingos, professor de Ciências da Computação na Universidade de Washington, pretende explicar a forma como “A revolução do algoritmo mestre, como a aprendizagem automática, está a mudar o mundo”. Ou, dito por outras palavras, explicar o que é a Inteligência Artificial (IA) e o seu impacto na sociedade. Na vida de todos.

E este não é um cenário futurista. A Inteligência Artificial já “vive” entre nós. Senão pense um pouco. Como é que o Booking sabe que fez uma pesquisa sobre Paris? De que forma o Facebook sabe que conhece a Patrícia ou que é familiar do Sr. João? De que forma a Netflix ou a Amazon lhe sugerem novos filmes/livros? Não é por acaso. Na verdade, todos eles utilizam formas de aprendizagem automática para analisar e aprender os gostos dos utilizadores a fim de proporcionar um serviço que vá de acordo com as suas preferências pessoais. Ou seja, utilizam uma inteligência artificial.

Se uma pessoa prestar (bem) atenção vai perceber que estes algoritmos estão presentes em inúmeros momentos da nossa vida. Como refere o autor na sinopse do livro:

“Todos os dias, sem sabermos, os algoritmos de aprendizagem influenciam cada vez mais as nossas vidas. São eles que decidem que resultados de pesquisas na web recebemos, que filmes, livros e músicas nos são recomendados e que tweets e updates vemos. Os algoritmos são parte integrante dos nossos computadores e smartphones, analisam pedidos de crédito e seleccionam candidatos a empregos, investem por nós na Bolsa, até fazem diagnósticos médicos e juntam casais ideais nos sites de encontros.”

Como consequência o algoritmo transpôs o mundo da teoria para a prática. E está a influenciar inúmeros campos, um pouco por toda a sociedade. Pelo que, segundo Pedro Domingos, é essencial que compreendemos o que se está a falar. Termos, pelo menos, uma percepção base do que se passa. Nem que seja para desmistificar a visão de Hollywood, transmitida pelos inúmeros filmes de ficção científica, de que, um dia, as máquinas irão dominar o mundo. Para o autor o perigo não é esse, mas sim o de entregar tarefas completas a sistemas que são “estúpidos”.

Um livro a ler, nem que seja para perceber esta tecnologia que já está a revolucionar e reconfigurar a ciência, a tecnologia, os negócios, a política, a guerra… enfim… o mundo.

 

Título:  A Revolução do Algoritmo

Subtítulo:  Como a aprendizagem automática está a mudar o mundo

Autor: Pedro Domingos

Género:  Actualidade

 

Sobre o autor:

Pedro Domingos é professor de Ciências da Computação na Universidade de Washington. Formado no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, ganhou o prémio de inovação da SIGKDD, o mais prestigiado na área de ciências de dados. É fellow da Association for the Advancement of Artificial Intelligence. Vive próximo de Seattle.

 

 

 

Deixar uma resposta