Descodificar o Blockchain

Nos últimos tempos tem-se falado muito de criptomoedas, Blockchain… mas exactamente o que é que essa tecnologia faz e de que forma irá impactar as empresas? Perguntas que o Business Analytics fez a Sam Penfield, Advisory Solutions Architect no SAS, um especialista em consultadoria e desenvolvimento de software que, nos últimos anos, tem trabalhado com tecnologias emergentes e que, no dia 29 de Maio, será um dos oradores do SAS Fórum Portugal, onde irá falar sobre Blockchain Analytics.

O que é um blockchain e por que é importante?
O Blockchain é, na sua maior parte, um sistema de listas de distribuição mantido num armazenamento de dados imutável, validando cada bloco, transacção e cliente/carteira através do recurso à criptografia e um algoritmo de consenso.
A importância desta tecnologia assenta na oferta, a todas as indústrias, da possibilidade de transaccionar, num ambiente seguro, todo o tipo de activos sem mediação entre as entidades. Isto pode ser aplicado a todo o mundo digital e presta-se à partilha anónima de informações e analíticas.


Qual será o impacto do Blockchain no mundo corporativo e na sociedade? Quais serão os principais desafios?
O Blockchain é considerado uma tecnologia disruptiva.
Numa sociedade em que 2,5 mil milhões de pessoas não têm conta bancária, onde países desvalorizam a moeda, e onde o preço das transacções entre países é elevado, as criptomoedas oferecem soluções onde antes não havia nada.
No mundo corporativo o blockchain desempenhará um papel importante em muitos processos internos e entre empresas, desde as transcacções financeiras à Internet das Coisas (IoT). A tecnologia Blockchain disponibiliza um mecanismo que permite que as empresas colaborem com informação, disponibilizada, por cada uma delas, de forma segura.
As tecnologias Blockchain também evoluirão para um estágio mais heterogéneo e integrarão muitas transacções numa única cadeia/lista de blocos (de dados).

Há muitos desafios e exigirão uma abordagem holística à implementação. A reengenharia de processos existentes, para a utilização das tecnologias Blockchain será uma importante tarefa. Os ambientes existentes precisarão de ser modelados e testados de forma mais eficiente para fornecer provas da aplicabilidade do Blockchain e ajudar, ainda mais, a definir requisitos e reduzir custos.

 

Quão importante são as analíticas para este tipo de tecnologia?
As analíticas desempenharão um papel essencial na operação Blockchain e nas informações armazenadas. Tal como acontece com todas as tecnologias o desempenho e recursos serão essenciais para o sucesso dos Blockchain corporativos. A utilização da inteligência artificial (AI) para garantir que as metas gerais são alcançáveis, com técnicas de deep learning e para gerir o Blockchain será importante para garantir o retorno total do investimento. À medida que as técnicas de Blockchain evoluem e se multiplicam as implementações de Blockchain a importância do recurso às analíticas aumentará exponencialmente.


Qual o investimento necessário para uma empresa “abraçar” esta tecnologia? Irá coexistir com os sistemas actuais?
As empresas enfrentam muitas variáveis ao implementar uma cadeia/lista de Blockchain. Será necessário investir na selecção de um Blockchain, na definição dos recursos necessários à sua implementação, na definição de casos aplicáveis, no desenvolvimento da prova e, subsequentemente, nos requisitos e no seu impacto no cenário existente.


Este ano será orador no SAS Fórum Portugal. O que podemos esperar da sua apresentação?
Vou-me focar na análise prática do Blockchain e na aplicação de analítica nas várias formas de blockchian bem como falar do valor que os produtos SAS trazem para estes novos e desafiantes cenários.

.


Sam Penfield
Advisory Solutions Architect no SAS

Deixar uma resposta