A “ESTRATÉGIA” DAS EMPRESAS LÍDERES!

empresasO BUSINESS ANALYTICS TORNOU-SE UM FATOR CRÍTICO DE SUCESSO E UMA VANTAGEM COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS. A SUA RELEVÂNCIA EVOLUIU DE UMA SOLUÇÃO NICE-TO-HAVE PARA SER HOJE MISSION-CRITICAL.

 A solução que está a ganhar cada vez mais importância

O Business Analytics, enquanto solução capaz de transformar informação em conhecimento, está a ganhar cada vez maior relevância. Estamos num mercado global, muito competitivo e extremamente dinâmico, o que reduz, de forma significava, a margem de erro da gestão. As soluções de Business Analytics fornecem aos gestores informação e conhecimento que necessitam, para tornar o seu processo de decisão mais rápido e assertivo.

Dados e mais dados – O GRANDE DESAFIO

A necessidade de obter conhecimento a partir de dados armazenados em formato digital é cada vez maior. Se até 2003 tinham sido criados 5 exabytes de informação, hoje estamos a viver a 4ª revolução industrial, e esse número representa a quantidade de informação que criamos a cada dois dias. O grande desafio passa por conseguir gerir toda essa informação de forma assertiva e utilizá-la para aprender, em vez de utilizá-la apenas para validar. Só assim se poderá ganhar conhecimento para tomar as melhores decisões tanto estratégicas como operacionais.

Um retrato dos últimos anos – O que mudou para os CEO’s

Atualmente, os gestores estão a aperfeiçoar-se na aplicação de técnicas avançadas de gestão. No entanto, já há aproximadamente 50 anos, os CEO’s confiavam na análise financeira, que era, e é, essencial para compreender a “saúde” financeira de uma empresa, apesar de até há 20 anos atrás os CEO’s não terem acesso aos suportes tecnológicos hoje disponíveis. Hoje, não se conseguir ter acesso à informação de forma imediata, numa diversidade de dispositivos móveis, pode significar erros, custos, perdas de oportunidade – o fim de um projeto empresarial. O mercado exige ações rápidas e assertivas.

O Futuro do analytics nas Empresas

Tal como a análise financeira e os computadores se tornaram numa presença generalizada nas empresas, a tendência é que nos próximos anos a prática do Business Analytics também se torne numa prática comum. Os gestores e colaboradores que não consigam entender e desenvolver estas competências terão a sua sobrevivência ameaçada. O Business Analytics está a tornar-se uma prática crítica para o crescimento das empresas, mas acima de tudo está a tornar-se uma questão de sobrevivência, de seleção natural.

“ O grande desafio passa por conseguir gerir toda essa informação de forma assertiva e utilizá-la para aprender, em vez de utilizá-la apenas para validar.”

O Mission-critical para as empresas que querem Liderar

Há sempre risco quando as decisões são tomadas com base na intuição, emoção ou em dados incorretos. A principal fonte para conseguir uma vantagem competitiva residirá, cada vez mais, na competência das empresas em dominar os vários tipos de informação disponível, algo que só é possível com soluções de Business Analytics. Se este mind-set não existir nos gestores, as suas empresas estarão seriamente comprometidas. O Business Analytics é, sem dúvida, a “estratégia” para as organizações otimizarem os seus recursos, os seus ativos e os seus parceiros de negócio. Quando os elementos principais que conduzem ao sucesso de uma empresa são medidos, rigorosamente monitorizados e antecipados, essa empresa está numa melhor condição para se adaptar à mudança. Ou seja, uma empresa capaz de conhecer quais as variáveis de desempenho que influenciam diretamente os seus resultados, possui um elemento de vantagem competitiva extremamente valioso.

Texto disponibilizado pela Passio Consulting, empresa apoiante do SAS Fórum, que decorre amanhã, no Centro de Congressos de Lisboa.

SAS Fórum Portugal | 22 de Junho | Centro de Congressos de Lisboa
Mais informação sobre o SAS Fórum Portugal 2017….

Deixar uma resposta