Como fidelizar o cliente na era do digital

Nunca o consumidor teve tanto poder. Quer ao nível da fonte de informação, do canal de compra, do fornecedor, … nos dias de hoje, com a predominância do digital ficou cada vez mais difícil garantir a fidelidade do cliente. O que não significa que seja impossível.

Mas para conseguir isso há que perceber o mercado e o consumidor. Nomeadamente que hoje este (ou pelo menos um número significativo) baseia a sua decisão de compra com base no preço e nas reviews. Factores que, mais tarde, determinam o seu grau de confiança na marca/empresa.

Isso significa que todos os mercados entrarão numa guerra de preços? Que a marca A tem obrigatoriamente de ser mais barata que a marca B para conseguir conquistar clientes? Não. Isso é importante, é certo, mas a estratégia correcta, a longo prazo, passa pela obtenção de boas reviews. São estas que vão determinar que o cliente se disponha a pagar mais por um produto/serviço. E isso só se consegue se as empresas focalizarem a sua atenção nos últimos pontos de contacto do processo de compra, investindo em dados, analíticas e decisões em tempo real.

Ao contrário do que se poderia pensar as empresas têm muitos dados sobre os clientes à sua disposição. Há todo um vestígio que é deixado aquando da passagem pelos vários canais. O truque passa por saber recolher os dados certos, trabalhá-los e obter informação útil para o proporcionar uma melhor experiência. Um exemplo. A localização. Pode ser designada como sendo de relevância temporária (está em constante mudança). Ao analisar os dados é possível estabelecer padrões de comportamento e actuar em tempo real. Ou conseguir oferecer uma oferta personalizar para uma necessidade que o cliente nem se apercebeu que tinha.

A utilização estratégia dos dados permite responder de forma atempada e precisa às necessidades e motivações dos clientes. Sendo, desta forma, determinante aquando do processo de compra. Uma empresa que consiga fazer isto terá uma avaliação positiva dos clientes, aumentando a sua taxa de fidelização e, indiretamente, conquistando novos clientes.

Para obter mais informações sobre como fidelizar os clientes neste novo mundo (eminentemente digital) aconselhamos a leitura do ebook Keep them coming back: You guide to building customer loyalty with analytics 

Como fidelizar os clientes neste novo mundo (eminentemente digital)? #BlogBApt Click To Tweet

 

Deixar uma resposta