Machine Learning – a evolução das analíticas

Machine LearningÉ dado adquirido que os dados e a análise dos mesmos, quando feita da forma correcta, proporciona às empresas uma vantagem competitiva. Mas hoje só isso não chega. Com a evolução de tecnologias como a machine learning as empresas estão a optar por estratégias mais abrangentes de análise de dados. Uma espécie de analíticas 2.0.

Mas isso coloca novos desafios às organizações. Foi a pensar neste cenário que Patrick Hall, Wen Phan e Katie Whitson elaboraram um documento de apoio a todos os que estão a abordar este tema: “The Evolution of Analytics – Opportunities and Challenges for Machine Learning in Business”. Sendo que a utilização da machine learning no mundo dos negócios não é algo futurista. Sectores como o automóvel, a banca, o governo, a indústria e o retalho já o fazem há algum tempo.

A grande vantagem da utilização da machine learning prende-se com a possibilidade de obter recomendação de sistemas, análises em streaming, e uma aprendizagem mais aprofundada. Agora os gestores conseguem analisar, em tempo real (ou quase) o que se passa na sua estrutura. Algo extremamente benéfico principalmente para negócios online ou que envolvam transacções comerciais no formato digital e que requeiram atenção redobrada.

No entanto o paper alerta para o facto de isto colocar dois desafios não muito fáceis de resolver. Por um lado, o talento. Este novo cenário requer recursos humanos com novas skills. Algo que ainda está em falta (tendo em conta a procura) no mercado. E por outro a própria cultura corporativa. O modo de fazer negócio está a mudar. E isso tem impacto em toda a organização. Novas funções, novos valores, novas prioridades.

Mas não há volta a dar. A utilização da machine learning está a disseminar-se pelos vários sectores da economia. Por muito desafiante que sejam os desafios da sua utilização as vantagens compensam. A começar pelo acesso a uma visão holística de toda a organização e negócio. Com consequente análise dos dados referentes ao mesmo. Permitindo a tomada de decisões em tempo real (ou mais atempadamente) e com maior assertividade.

Se gostou do tema aconselhamos a leitura do paper “The Evolution of Analytics – Opportunities and Challenges for Machine Learning in Business”.  

 

 

One thought on “Machine Learning – a evolução das analíticas

  1. Pingback: Machine Learning: capacidade de prever comportamentos e muito mais!

Deixar uma resposta