O livro que ensina tudo sobre a Visualização de Dados

Visualização de DadosHá temas que não são fáceis de apreender. Não porque sejam (no conceito) complicados mas sim porque abordam temáticas complexas. É o caso da visualização de dados, que “mexe” com outros temas como Big Data e Analytics. Então qual a forma para transmitir a informação sobre a sua importância? De uma forma simples e acessíveis a todos? Técnicos e não técnicos?

A solução passou pela elaboração de um livro escrito com uma linguagem simples e assente em infografias. Desenhos que explicam tudo. E que todos compreendem. Até porque, se o tema é “Visualização de Dados”, que melhor forma existe para o explicar que não seja de uma forma visual?

Foi assim que nasceu o “4 Razões pelas quais já não pode abdicar da Visualização de Dados”. Cujo objectivo é explicar o que é e porque é importante a visualização de dados. Um conceito que entrelaça o estudo do comportamento e da percepção do ser humano, no que diz respeito a escolhas empresariais que se revelam cruciais para os negócios de hoje e de amanhã.

A Visualização de Dados é um conjunto de técnicas que permite 
a todas as figuras empresariais
 que precisam de informações úteis para o próprio negócio, obter o valor imediato a partir de dados, internos e externos à empresa, graças a uma nova modalidade de visualização e exploração de dados.

Esta é a definição formal e real da visualização de dados. Mas o que é realmente importante é perceber os seus benefícios: conhecer, decidir, prever, partilhar e inovar.

Sendo que pode (e deve) ser aplicada não só a todo o tipo de negócios/industrias, como segundo quatro modalidades:

  • análise de dados (com o objectivo de partilhar relatórios – unívocos e consistentes)
  • exploração de dados (principalmente para não especialistas de TI)
  • optimização dos processos empresariais
  • previsões analíticas (para identificar e antecipar tendências).

O resultado (e utilizando a visualização de dados) é a obtenção de informação valiosa, mas mostrada de uma forma simples, compreensível e, para muitos… sexy.
Para tal recorre-se à utilização de gráficos que conseguem transmitir informações quantitativas e qualitativas.

Por Visualização de Dados entende-se a exploração visual/interativa e a relativa representação gráfica de dados de qualquer dimensão (small and big data), a sua natureza e origem. Permite, em síntese, identificar fenómenos e tendências invisíveis a uma primeira análise de dados.

Não é por acaso que quem utiliza esta ferramenta destaca a optimização do processo de decisão como sendo a principal vantagem, seguida da rapidez e fiabilidade das análises ad hoc e o potenciar uma maior colaboração e partilha de informações. Ou seja, há acesso a mais e melhor informação e comunicação, o que resulta em melhores decisões.

ebook_Visualizacao_dadosE tudo isto porque a informação, em bruto ou trabalhada, é apresentada de forma visual. Como refere o livro, passando das tabelas aos gráficos dinâmicos e interactivos, o cérebro humano consegue adquirir uma visão global dos fenómenos.

Apenas graças à visualização, o cérebro consegue elaborar, absorver e interpretar contemporaneamente grandes quantidades de informação

Ficou curioso?

Pode descarregar o ebook “4 Razões pelas quais já não pode abdicar da visualização de dados” AQUI.

One thought on “O livro que ensina tudo sobre a Visualização de Dados

  1. Pingback: Árvores, dados, padrões e design | FalandoTI

Deixar uma resposta