Os mais lidos de 2017

2017Nada melhor do que começar 2018 com um top 5 dos melhores artigos de 2017.

O Regulamento Europeu Geral de Protecção de Dados ou GDPR (General Data Protection Regulation em inglês), que entra em vigor a 28 de Maio, foi o tema “quente” do ano. não é por acaso que os três lugares cimeiros são ocupados por textos que abordam esta temática.

Top 5 de 2017

 

1 – GDPR: cinco áreas importantes!

A 15 de Março, durante a conferência  O novo Regulamento da UE para a Protecção de Dados (GDPR), que decorreu em Lisboa, João Oliveira, Principal Business Solutions Manager – Information Management CoE, no SAS Institute, fez uma avaliação do cenário actual das empresas – por exemplo, sabia que cerca de 52% de todos os dados armazenados são “dark data” (segundo informação da Veritas) – e assinalou as cinco áreas essenciais para o GDPR.

 

2- GDPR uma bênção para as empresas?

No decorrer da deslocação de Kalliopi Spyridaki, chief privacy strategist no SAS Europe sobre o GDPR, a Portugal – foi uma das oradoras da conferência  O novo Regulamento da UE para a Protecção de Dados (GDPR), explicou as oportunidades inerentes ao cumprimento do GDPR, assim como as vantagens da sua aplicação.

“O GDPR cria um incentivo para que as empresas reavaliem as suas estratégias de dados e para considerarem ter políticas de gestão e de governação de dados mais robustas. Para que as suas estratégias de negócios se baseiem em estatísticas em detrimento do chamado “instinto”. A pesquisa mostra que as empresas “calculadoras” ou que se baseiam em dados concretos, obtém um melhor desempenho médio do que as empresas que se baseiam no “instinto/intuição”.

 

3 – O GDPR está aí. Está preparado?

No início de 2017 João d’Oliveira, Principal Business Solutions Manager, Data Management, no SAS South West Europe, alertava para a importância do GDPR (Regulamento Europeu Geral de Proteção de Dados) e o seu impacto nas empresas. Mesmo porque “as empresas que não cumpram as suas obrigações arriscam-se a penalidades com valores até 20 milhões de euros ou 4% do seu volume de negócios global – o que for maior.”

 

4 – À procura de uma boa leitura para o verão? Experimente o ‘The Analytical Marketer’

Escrito por Adele Sweetwood, Vice-Presidente Sénior de Marketing do SAS, o livro consiste num relato inspirador de todas as aprendizagens recolhidas durante a transformação da divisão global de marketing do SAS.

 

5 – O Valor da Analítica Avançada no Apoio à Tomada de Decisão

Adelaide Leitão, Sales & Marketing Manager na Habber Tec Portugal, aborda o tema da analítica avançada na tomada de decisão, referindo que “o impacto da Analítica Avançada é cada vez mais maior, porque se constitui como um conjunto de técnicas e ferramentas que permite ir mais além do tradicional Business Intelligence, face às capacidades de “data mining”, “text mining”, “machine learning”, análise semântica, modelos de predição e prescrição, etc,…”

Deixar uma resposta