Os seus dados têm qualidade?

Data QualityHoje as empresas lidam com quantidades de dados nunca antes vistas. Big Data, redes sociais, Internet of Things….Sendo que a tendência é para piorar (diga-se para haver ainda mais dados). E aqui entra um tema muito importante: Data Quality. Se é certo que já existem ferramentas para analisar e extrair informação dos dados… quem garante a qualidade dos mesmos?

De nada vale ter uma imensidão de dados se estes não forem fiáveis. Porque, nesse caso, a informação extraída não é a correcta. E é por isso que os especialistas, como Anne Buff, gestora de soluções empresariais para o SAS Best Practices, alertam para a questão de ser essencial o assegurar a qualidade dos dados.

É essencial que as organizações definam uma estratégia de Data Quality, devidamente alinhada com o negócio. Só com os processos definidos e trabalhados se garante a implementação e utilização dos mesmos. Porque o impacto de uma má implementação ou da inexistência de uma política de Data Quality abarca toda uma empresa. Os dados são utilizados em todos os departamentos, seja na contabilidade, no marketing, nas vendas… Se os dados não estiverem correctos a premissa que dita determinada acção ou campanha cai por terra. E os resultados não serão os previstos.

qualidade_dadosMas como começar? Quais os passos a dar? Para dar resposta a estas e muitas outras questões o SAS elaborou um eBook essencial a quem está a trabalhar a questão da qualidade dos dados: “Data Quality Challenges and Priorities”. Mais do que simplesmente explicar a importância de ter uma política de Data Quality aborda temas essenciais aos decisores. Nomeadamente uma lista de perguntas e respostas sobre as principais questões (actuais) relacionadas com o tema, assim como o top 10 das prioridades para as soluções de qualidade dos dados. Sem esquecer o envolvimento de todos os colaboradores da organização. Estes são essenciais para a implementação e utilização das políticas, assim como no melhoramento das mesmas (e da qualidade dos dados).

Um livro essencial, a não perder, e que pode ser descarregado gratuitamente  AQUI.

Deixar uma resposta