Promover a formação universitária, oferecer software

182065634É indiscutível que o mundo está a mudar. Novas necessidades estão a criar novas profissões. E as existentes estão-se a adaptar ao novo mundo de negócios. É o caso das Analíticas, do big data… todos estes termos que estão a redefinir as profissões e os cursos nas universidades.

O que nem sempre é fácil. As instituições têm de preparar as estruturas curriculares, ter os professores preparadas, as estruturas necessárias… é um grande investimento em tempo e dinheiro. E, no caso de todo o que está relacionado com dados há um custo extra. O software. Os alunos têm de trabalhar com ele para poderem aprender. E não se trata de alguns cêntimos.

O que poderia criar um entrave à formação de profissionais nestas novas profissões “virou” uma oportunidade para as empresas do sector. Afinal elas também necessitam destes futuros executivos. Razão pela qual algumas estão a colaborar activamente com as universidades no sentido de auxiliar a formação de futuros profissionais.

O SAS, por exemplo, em Junho deste ano, anunciou o lançamento do SAS University Edition. Basicamente trata-se da oferta de software ao Ensino Superior. Com ele vem incluído um ambiente de programação – o SAS Studio,  que permite usufruir dos mais atuais métodos estatísticos e quantitativos. Este ambiente de programação e desenvolvimento  é executado localmente dentro de um browser. Ou seja, independentemente do sistema operativo da máquina.

Mas melhor ainda do que o software é a ligação a uma plataforma (mundial) online onde professores e alunos podem trocar impressões, obter white papers e mesmo partilhar currículos. Chama-se SAS Analytics U e está disponível a todos os que estejam interessados no tema.

Para facilitar a introdução neste mundo analítico e ajudar a formação nos temas há diversos vídeos formativos disponíveis a quem queira ver. Assim como white papers. E os especialistas estão disponíveis para responder a perguntas. O que é visível no fórum de debate.

Esta é uma ferramenta especialmente útil. Não só porque facilita a formação dos estudantes e a renovação dos professores como também auxilia as instituições. O investimento que seria necessário à aquisição do software pode ser canalizado para outras necessidades.

Se ficou curioso(a) não pode perder o SAS Fórum 2014. O tema será abordado numa das sessões paralelas, onde Jos Va Der Velden, do SAS, irá explicar como qualquer pessoa pode aprender SAS com o SASUniversityEdition

Mais informação em: SAS Fórum 2014 e SAS Analytics U.

2 thoughts on “Promover a formação universitária, oferecer software

  1. Pingback: Profissão do futuro? Data Scientist | Business Analytics Portugal

  2. Pingback: Universidades e softwarehouses – um casamento desejado | Business Analytics Portugal

Deixar uma resposta