PSP: sensibilizar… com humor

 

 

Já visitou a página de Facebook da Polícia de Segurança Pública (PSP)? Não? Pois devia. É um claro exemplo de como uma entidade que conseguiu aproximar-se dos cidadãos e transmitir mensagens importantes recorrendo ao humor e a uma linguagem simples, criando empatia com a Autoridade e os seus agentes.

E isso consegue-se através de imagens apelativas, mas verdadeiras, que mostram um outro lado das forças policiais. Como o “Bom dia” colocado logo de manhã, as fotografias onde mostram a polícia junto de acções com crianças ou a resgatar um animal de estimação. A prestar auxílio a idosos… Coisas aparentemente simples, mas que têm um efeito muito positivo. O de criar empatia e fomentar uma política de proximidade. O que, em última análise, não só facilita o trabalho dos agentes, quando estes necessitam, mas também faz com que a mensagem que tentam transmitir seja mais facilmente percepcionada. Porque a página não procura apenas criar uma ligação entre a polícia e os cidadãos, embora esta seja importante. Tenta, através de uma forma humorada e com uma linguagem simples, transmitir mensagem importantes. Como “As regras são para cumprir, temos de ceder passagem a quem se apresenta pela direita” – apresentada com uma fotografia de um agente a dar passagem … a um pato. O certo é que o resultado é mais do que positivo. E a prova são os inúmeros comentários. “O sr pato tem pouca pressa, q é como quem diz :… (quem vier atrás q espere – – – – – eu estou na frente,) Ahahahah, Ahahahah. Parabéns pelo vosso sentido de humor, tudo isto é necessário, para tornar o dia-a-dia menos monótono. Bom trabalho, e muita paciência” é apenas um deles num universo de quase 966 mil seguidores.

Mas há também alertas em relação aos carteiristas, informações sobre a própria entidade (sabia que a PSP foi a primeira força de segurança no mundo a incluir viaturas 100% ecológicas na sua frota?) e ainda dados sobre detenções.

Para conseguir gerir uma página que trabalha 24×7 a PSP dispõe, no seu Gabinete de Imprensa e Relações Públicas, de uma equipa de 10 elementos, dos quais três estão exclusivamente dedicados às redes sociais (Facebook e Twitter). Sendo que a maioria tem formação em áreas como a comunicação e marketing, conforme explicou Hugo Palma, responsável pelo Gabinete de Imprensa e Relações Públicas da PSP, à Meios & Publicidade.

O responsável estará no SAS Fórum, evento agendado para 22 de Junho, no Centro de Congressos de Lisboa, com uma apresentação cujo tema será: “A PSP e as Redes Sociais – Desconstrução de imagem, construção de Marca?

SAS Fórum Portugal | 22 de Junho | Centro de Congressos de Lisboa
Mais informação sobre o SAS Fórum Portugal 2017….

 

Imagem do artigo retirada da Página oficial da PSP do Facebook

 

Deixar uma resposta