Tendências para o Retalho em 2013

De acordo com o mais recente artigo da Forbes, os 3 tópicos cruciais para a área do Retalho para 2013 são:

  • Mobilidade – prevê-se que a maioria das empresas de retalho, em 2013, permitam o comércio móvel e que os consumidores vão fazer mais compras através de seu telefone móvel do que do seu cartão de crédito.
  • Integração da compra online com a offline – cada vez mais o consumidor no online, partilha fotografias de produtos com os amigos, compara preços e opiniões, pesquisa exaustivamente referências sobre os produtos que pensa comprar. De que maneira é que os Retalhistas vão conseguir tirar o maior partido desta nova realidade para atrair pessoas às lojas?
  • Social Media – esta última é bastante óbvia, uma vez que tanto o primeiro como o segundo ponto têm uma componente forte de Social Media.  Para além de cada vez mais recorrerem aos canais sociais para gerar maior satisfação dos seus clientes, os retalhistas estão igualmente a tirar partido da informação que deles recolhem para melhorarem os seus produtos.

Mas há-que não esquecer um outro tópico, que é comum a estes 3 apontados pela Forbes: o crescimento constante do volume de dados.
O Big Data deverá ser encarado como uma oportunidade de negócio, mas os Retalhistas deverão fortalecer a sua gestão com  ferramentas cuja velocidade de processamento de dados tenha a analítica necessária para interpretar dezenas de milhões de linhas de dados de clientes que os ajudarão  a resolver questões de negócio complexas, tais como maximização do lucro, execução de políticas de contacto e cumprimento do orçamento previsto.

Vale a pena ler o artigo, Aqui.

Deixar uma resposta