Tirar as dúvidas à soma “Big Data + Hadoop”

KS85378_78483115Num cenário de complexidade crescente as empresas têm de se socorrer de todas as ferramentas possíveis para conseguir ganhar vantagem competitiva face à concorrência. Sendo que há que ter em atenção a quantidade de dados (Big Data) a analisar, o seu objectivo e a infra-estrutura existente. E que há ferramentas que podem (e devem) ser utilizadas de forma complementar.

É o caso das analíticas avançadas e do Big Data. E, convém não esquecer, o Hadoop. A dúvida reside “apenas” na forma como as várias ferramentas poderão ser utilizadas em conjunto, quais as condicionantes e as vantagens.

Questões como: “a utilização do Hadoop tem impacto na visualização e nas analíticas?” ou “como posso preparar os dados em Hadoop?”, ou ainda “que tipo de técnicas analíticas estão disponíveis para analisar dados Hadoop?” são frequentes e preocupam os gestores.
Foi a pensar nisso que o SAS juntamente com a TDWI elaborou o paper “Eight Considerations for Utilizing Big Data Analytics with Hadoop”, que tem como objectivo elucidar a forma como todas estas ferramentas interagem. Uma espécie de check-list que pode e deve ser usada como ajuda na “exploração” da análise do big data.

O primeiro passo “passa” por compreender o que é realmente o Hadoop e quais os benefícios da sua utilização. De uma forma (muito) simplista o que o Hadoop faz é organizar as toneladas de dados existentes em múltiplas fontes. O mapeamento de dados permite a sua priorização e atribuição de relevância. Ou seja, quando combinado com ferramentas de análise torna-se um poderoso instrumento para os gestores.

Isto não significa que o Hadoop vai substituir o armazenamento de dados. Nada disso. É um complemento. Especialmente porque tem a capacidade de ir “beber” a diferentes fontes de dados (de diferentes tipos).

Não há uma ferramenta que consiga fazer tudo o que hoje os gestores necessitam. Que armazene os dados, faça o seu mapeamento, priorize a sua importância, analise, visualize… há que utilizar diferentes ferramentas, garantindo a sua complementaridade.

Ler o paper “Eight Considerations for Utilizing Big Data Analytics with Hadoop” ajuda na definição das ferramentas que melhor se enquadram na infra-estrutura e objectivos da sua organização, e dá resposta a muitas das dúvidas diárias com que os gestores, nomeadamente os CIOs, se deparam no dia-a-dia.

Boa leitura.

Deixar uma resposta