Torne-se um cientista de dados

cientistaO mundo, dos negócios e não só, é cada vez mais dominado pelos dados. Estes não só são em maior número (há mais fontes de informação) como têm maior importância. E é preciso ter skills específicas para os saber trabalhar. Os chamados cientistas de dados que, apesar de serem uma profissão recente, já têm uma procura que excede (e muito) a oferta. De tal forma que Thomas Bodenmüller-Dodek, especialista em Visualização de Dados e considerado o Sr. Arquitecto de Soluções, no SAS, escreveu um artigo, para a Hidden Insights, onde os chamou de chauffeurs do século XXI. Melhor ainda, segundo a Harvard Business Review trata-se da profissão mais sexy do século actual.

É certo que há a tendência de criar ferramentas com interface amigável, que possam ser utilizadas por não técnicos. Mas isso não implica que estes desaparecerão. Para poder analisar os dados e apresentar as informações decorrentes numa forma que seja útil para todos implica ter conhecimentos, por um lado, técnicos (de big data, de analíticas…) mas também de negócio. De forma a conseguir fazer a ponte entre dois mundos até aqui “ligeiramente” afastados.

O mercado está, a pouco e pouco, a reagir a esta procura. E com isso surgem os cursos direccionados para os cientistas de dados. Um deles começa já Novembro.

Pensado especificamente para os citizen data scientists trata-se de um curso, de 5 dias, que tem como objectivo permitir que os utilizadores de negócio façam análises de dados.

Ah… mas isso é muito complicado. Não tenho o background necessário… Nada disso. O plano curricular do curso foi pensado para pessoas com apenas um entendimento básico de estatísticas. No fim será capaz de aceder a diferentes formatos de dados, prepará-los para a análise, utilizar a visualização de dados para visualizar as respostas e construir (e comparar) modelos de data mining.

O curso decorre entre 6 e 10 de Novembro, em Lisboa. Para obter mais informações e efectuar o registo basta clicar AQUI.

 

Deixar uma resposta